Reunião da UE faz milagre nos preços da eletricidade

Mal a agencia EFE noticiou a reunião dos Ministros da Energia dos 27, para discussão de medidas especificas de emergência no âmbito da energia, os preços para o último trimestre de 2022 e ano de 2023, sofreram uma brutal descida.
A reunião, entretanto anunciada pela Comissão Europeia, está agendada para 09-09-2022 e nela irão discutir medidas para reduzir o preço da energia que está a provocar o aumento da taxa de inflação dos países da Europa.
Através das noticias que temos lido atentamente, pressupõem-se que nesta reunião, numa primeira fase, se vá estabelecer um mecanismo semelhante ao Ibérico em vigor desde 15-06-2022. Contudo, dúvidas se levantam no que respeita à descida acentuada do preço da energia nos mercados desde o anuncio desta reunião. De referir que entre 26-08-2022 (data em que se anunciou a reunião de emergência) e 30-09-2022 verificou-se uma descida de preços que, em alguns países, foi superior a 35%.
Se o mecanismo ibérico (PT e ES) reduziu, desde a sua criação, o preço médio da energia em 16,43%, que outras decisões ou propostas estarão os mercados a antecipar?
Ou colocando a questão de uma outra forma: que outras decisões estarão os mercados a tentar evitar? Terá a ver com uma possível decisão conjunta da UE em criar um imposto sobre lucros excessivos?
Vamos aguardar...
Sandra Martins (NSConsulting)
comercial@nsconsulting.pt